Simulando o som de uma cafeteria

É comum pessoas marcarem encontro de negócios em uma cafeteria ou aparecerem por lá para criar projetos sozinhos ou em grupo. Pode até ser que os envolvidos realmente gostem de café e das comidinhas que eles servem, mas a impressão que tenho é que café dá uma sensação de importância. Eu, por exemplo, não gosto muito da bebida em si, mas gosto de sobremesas com gostinho de café. Como eu não sou 100% café, acho que quem tá nesse clube ganha, de alguma forma, um status de importância imaginário… é como se a pessoa ficasse mais adulta e responsável, sabe? Como se alguém também se tornasse mais confiável por gostar de café. Talvez eu tenha essa sensação por ser do time leite com chocolate. Sou a única a pensar assim? Vai saber…

Mesmo achando que café dá esses super-poderes, eu também tenho essa opinião sobre ele:

i-think

Mas… eu gostaria de ser a doida do café. Porque sim.

Voltando. Recentemente descobri alguns sites que simulam o som de uma cafeteria e achei engraçado. O Coffitivity, pelo que vi, tem faixas que envolvem o murmurinho de conversas em diferentes tons e até o som de talheres. Já o Soundrown, além do som ambiente de uma cafeteria, tem outros como chuva, ondas, pássaros e até parque. O Rainy Cafe permite que a pessoa escolha se quer o som de uma cafeteria, de chuva ou dos dois juntos. Existem ainda muito mais e eles ajudam, principalmente, quem trabalha em casa usando o computador.

Procurei sobre o assunto (porque achei levemente bizarro encontrar tantos sites assim com esses sons) e encontrei algumas pesquisas que afirmam que som ambiente moderado, como o das cafeterias, aumenta a criatividade e, assim, a produtividade. Tal tipo de tom faz com que o cérebro consiga pensar de uma forma mais criativa e com mais foco.

Por isso que muitos defendem que sair da zona de conforto, do ambiente natural, melhora a percepção de determinadas situações. Nada de ficar só em lugares silenciosos ou barulhentos, é bom variar e poder usufruir dos diferentes aspectos que cada um apresenta.

Eu tenho uma maior facilidade em fazer coisas com silêncio, mas gosto de ouvir um pouco de música e acabei gostando desses sons ambientes que não encontro em casa.

Deixe um comentário

