Sobre indecisão e os pequenos passos

Não sei bem o estava pensando quando quis iniciar o curso de fotógrafo… sempre gostei da área, mas não sei se quis por hobby ou profissão, sabe? Na verdade, sei exatamente o que quero, mas o problema é o caminho que preciso/precisaria percorrer para chegar no tal objetivo. Por mim, tiraria fotos que contam quem sou. Por mim, viajaria e tiraria fotos de animais, comida, lugares, paisagens, pessoas que conheci, pessoas com quem cozinhei… deixaria em cada foto um pouco da minha felicidade, liberdade e percepção da vida.

Eu viveria disso, mas a questão é: dá para viver disso? Se eu fosse desapegada do material, não me importasse com calor, frio, onde vou dormir ou o que vou dormir… talvez, acho que desse sim. O problema é que não sou assim. Eu vejo várias Camilas diante dos meus olhos e eu quero quase todas elas, mas não sei como juntá-las. Sinto que essa junção está bem na minha frente, mas que preciso fazer algumas coisas que não sei bem o que são.

Essa sou eu: um poço de indecisão. Sei que a cada vez que o curso nos leva para fotografar em algum lugar diferente da cidade, eu me vejo mais distante da fotografia social (casamento, festa de 15 anos e por aí vai) e mais incerta sobre como percorrer o caminho que quero e, ainda assim, não passar por apertos financeiros. Quero poder contar histórias como “estava passando por acaso e vi isso” e não “fui contratada para isso”. Ai, esse meu jeito… é como a família diz: preciso me orientar. Sempre tive esse jeito mais “poético” de viver…

Como é difícil isso de “precisar” de dinheiro e, muitas vezes, escolher caminhos diferentes daqueles que queríamos para que possamos ter mais dinheiro. Aos poucos estou encontrando o meu caminho, mas os passos ainda estão a nível de bebê engatinhando. Vamos ver o que será do futuro.

E é isso o que digo: um texto que terminou completamente diferente daquilo que eu imaginava, mas que pareceu ser a minha necessidade do momento. É preciso ser forte para encontrar o próprio caminho, mas é preciso estar sempre em movimento – mesmo que seja engatinhando.

Olhe para cima! Existe sempre uma saída.

up-girassolcomlistras

Deixe um comentário

