Qual a importância em dar crédito?

Sigo pelo Feedly mais de 200 blogs e sites, sem contar com os que encontro pelo meio do caminho. Muitos são responsáveis por 100% (ou quase isso) do conteúdo que postam, mas a maioria não é assim. A maioria usa conteúdo de outros, sendo os principais fotos e textos.

Vejo por aí pessoas reclamando que já tiveram algum conteúdo “roubado”, mas a ironia é que várias delas postam muitas coisas e não dão os créditos. Muito bom querer algo e não praticá-lo, não?

Se você usou qualquer coisa, seja desenho, fotografia, receita, tag, texto, tutorial, vídeo… qualquer coisa que seja, mas que não foi sua, dê crédito. Eu achei que dar crédito fosse difícil, mas não é. O difícil mesmo é procurar um conteúdo que você tenha certeza de quem o projetou – pelo menos encontrar exatamente o que você quer. Pode não ser tão simples assim, mas é necessário. Sei que existe por aí muito royalty free, principalmente fotos, de qualidade, mas acho que de qualquer forma é bom dizer de onde tirou para aos outros como se faz. 

Em tudo o que uso e não é meu, coloco crédito: indico o nome do autor, do veículo (blog, canal, revista, site, etc) e conecto com o link de onde tirei tudo, então é só apertar no nome ou arquivo que a pessoa é automaticamente encaminhada, em outra aba, ao link original. Coisas simples, não? Sim, coisas simples que valorizam o trabalho de quem criou aquele conteúdo. Não adianta colocar que tirou do Google ou Pinterest, já que eles são bancos de dados.

Não sei se o motivo de não dar crédito é preguiça, falta de caráter, acreditar que não é uma coisa importante ou se é uma mistura de tudo isso. Sei que ninguém quer ver seu trabalho copiado por aí, então aprenda que por trás de tudo existe alguém que batalhou para criar aquilo e, como você, merece ser lembrado. Valorize você e o outro. Dar crédito é obrigação. Comece hoje a fazer isso.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s