Sobre a segunda sem carne

Domingo é o dia em que a semana começa, mas é na segunda-feira que tomamos a iniciativa da mudança – seja a promessa de uma dieta, procura de um novo emprego, algum projeto ou algo assim. Uma coisa que faço em quase todas as segundas é não me alimentar de carne.

Segunda Sem Carne é uma campanha existente em mais de 35 países e chegou ao Brasil em 2009, através da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) juntamente com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA) da cidade de São Paulo.

Segunda Sem Carne

A campanha busca a conscientização das pessoas para os impactos, em todos os âmbitos, do consumo da carne animal e, ainda, mostrar que existem diversas alternativas para uma boa alimentação. A campanha mundial é vegetariana, enquanto que a brasileira é mais voltada para o veganismo e as diferenças entre essas duas vertentes são:

  • Ovolactovegetariano: não consome nenhum tipo de carne, mas alimenta-se de leite e ovos.
  • Lactovegetariano: não alimenta-se de nenhum tipo de carne, ovos e derivados. Consomem produtos lácteos.
  • Vegetariano estrito: não alimenta-se de nenhum produto animal, seja carne, leite ou ovos.
  • Vegano: não consome nenhum produto de origem animal, como alimentação, beleza, espetáculos e vestuário. Alguns exemplos de sua restrição são: carne, gelatina, leite, mel, ovo, couro, lã, seda, corantes à base de Carmim de Cochonilha/INS 120, entre outros. Não consomem, ainda, produtos testados em animais e não vão à lugares que envolva exploração animal, como circos. São pessoas que costumam adotar animais, como cachorros e gatos, ao invés de comprá-los. É uma filosofia de vida, não uma dieta.

É interessante ver que muitas dessas pessoas gostavam sim desses produtos, mas decidiram parar de consumi-los principalmente pelo amor e respeito aos animais.

Gosto de carne, tanto é que me alimento dela em praticamente todos os dias da semana, mas há muito tempo sinto um peso na consciência. Como por costume e, admito, por preguiça em adaptar o que gosto. Coxinha sem frango. Os meus dias sem carne são vegetarianos, não veganos, mas um dos projetos que quero implantar em minha vida é ter um dia vegano e outro vegetariano durante a semana. Dá para comer muita coisa boa assim.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s