A arte do design escandinavo

Recentemente conheci o Tudo Orna e vi todos os posts do blog, todos os vídeos do Youtube e as fotos do Instagram. As meninas são três irmãs curitibanas que fazem um trabalho incrível. BárbaraDébora e Júlia são criadoras/donas do Tudo Orna e da Orna, loja on-line em que vendem algumas peças criadas por elas, como a maravilhosa bolsa Juvevê.

Débora vai casar e, juntamente ao noivo, criou um Instagram para postar a reforma do apartamento. Eu amo o estilo de tudo o que eles colocam ali, mas não sabia que esse estilo é uma mistura do design escandinavo e industrial. Quero copiar tudo! Desde então venho pesquisando sobre os dois estilos e me identificando cada vez mais. A voz que me diz para fazer Design de Interiores falou mais alto, mas tenho várias vozes assim e isso será uma conversa futura. Em um próximo post falarei sobre o design industrial.

Apartamento 33

Apartamento 33 - 2

Design escandinavo

Adivinha o motivo desse nome! Sim, é o tipo de design característico que ficou famoso a partir década de 50 na Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia – os famosos países nórdicos. O estilo surgiu ainda no século XIX devido à produção industrial: o cenário de tradições artesanais de diversos países estava diminuindo por conta da produção em massa que surgiu com a industrialização, então os países escandinavos (o primeiro foi a Suécia) optaram por desenvolver produtos modernos, mas que ainda correspondessem à qualidade característica da região.

AD - Escandinavo

AD - Escandinavo 2

A fama cresceu na década de 50, pois o mundo pós II Guerra Mundial necessitava de projetos economicamente compensatórios e o design escandinavo, devido ao seu jeito sem firulas e minimalista, permitiu que a produção em massa fosse realizada sem gastar muito. A partir de então, nomes como Arne Jacobsen, Eero Saarinen, Hans Wegner, Nanna Ditzel e tantos outros tornaram-se extremamente importantes no mundo do design.

AD - Escandinavo 5

AD - Escandinavo 4

As principais características de tal estilo são elegância, funcionalidade, simplicidade e um toque de revolução ao ambiente. O estilo é assimilado com o clássico, limpo e minimalista, utilizando principalmente cores neutras (branco, cinza, marrom e preto), madeira, sustentabilidade e outros. É uma tendência ainda maior nos últimos anos e promete ainda mais, aparecendo, inclusive, em todo o ambiente ao invés de apenas em ou outro elemento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s